sábado, 2 de junho de 2018

Bottarga - Ovas de Tainha Curadas


Ainda temos tainhas frescas... O Mercado Público de Itajaí hoje estava com tainhas frescas em profusão!
Então vem um telefonema: "- Mãe quero fazer Bottarga, como é mesmo tua receita?"
Cadê a receita? Sim lembro que publiquei alguma coisa no Blog há tanto tempo. Busquei... e encontrei a postagem de junho de 2010. Que não tinha a receita, só a referência do site que havia seguido.
Começo explicando (para quem ainda não conhece) o que é afinal a Bottarga.
Bottarga é uma especialidade culinária de vários países do Mediterrâneo feita da ova de certos peixes (sargoatum-rabilhomuggine ( a nossa tainha) salgada e seca. Iguaria das mais finas, típica da Sardenha, Itália, encontrada por vezes também na Sicília, Grécia, Turquia...  A boutargue, em francês, é famosa e cara em qualquer lugar, inclusive por aqui, no Brasil. É chamada de caviar brasileiro.


Trocando em miúdos, é a ova de tainha curada, sabor forte e marcante, deliciosa! Ela é revestida com cera de abelhas, a fim de deter a sua maturação no momento certo e também para conservá-la e protegê-la do contato externo.
Procurando e procurando a receita que segui, fiquei com muita pena de não encontrar mais a postagem da Alessandra Porro que parece não estar mais no ar.
Então, eureca, encontrei! Tinha guardado os detalhes no meu banco de dados! Sim... tenho banco de dados das receitas que já me encantei... Mais de 3 mil itens.
Acho que é hora de consertar isso e compartilhar com meu filho querido e com quem desejar se aventurar na produção até bem fácil dessa delícia!

by sardinienprodukte.at/bottargauk
INGREDIENTES:
Ovas de tainha inteiras
Sal fino ou sal marinho ligeiramente mais grosso
Saquê
PREPARO:
1)      Ao escolher as ovas prefira as que estão inteiras, com a membrana que as envolve intacta. Elas vem em duplas

(http://www.danapointfishcompany.com/bottarga-salted-fish-roe-of-mullet-or-tuna/)


2)      Sem separá-las por completo, ou seja, mantendo-as unidas em uma das extremidades, lave muito bem sob água corrente. Com cuidado retire sangue e outras impurezas que aderem ą película.
3)      Seque bem com papel-toalha.
4)      Separe um recipiente grande o suficiente para conter as ovas sem dobrá-las (melhor de vidro - muuuito limpo).
5)      Espalhe cerca de um centímetro de sal fino no fundo desse recipiente e aloje as ovas sobre ele. Cubra com mais sal até que as ovas fiquem completamente "enterradas".
6)      Deixe em um lugar seco e longe da luz.
7)      No dia seguinte retire com cuidado do sal. Se tiver soltado muita água, troque o sal. Aproveite para virar de lado. Em cerca de dois dias, as ovas terão encolhido e ficado bem consistentes (durinhas mesmo!).



8)      Lave novamente sob água corrente e seque bem.
9)      Você vai precisar achar em casa um lugar seco e ventilado. Longe de moscas, plantas, bichanos e afins.
10)    Sabe aquela parte que ficou unida? Coloque uma tira de papel toalha ali e passe com delicadeza um barbante. Você vai precisar pendurar as ovas para que elas terminem de secar. E pincelar com saquê de manhã e de tarde. Sem encharcar!
11)    Como não choveu muito no inverno passado e o clima estava bem seco em São Paulo, elas ficaram prontas em cinco dias.
12) Agora você já pode separá-las (se quiser). Para guardar, envolva-as em papel tolha e depois embrulhe em plástico filme. Deixe na geladeira. Ou retire toda a pele e mergulhe em cera de abelhas.




Em que receitas ela pode ficar legal?
Com espaguete: Cozinhe um bom espaguete em água e sal. Escorra, tempere com azeite extra-virgem e salpique generosamente com lascas de bottarga. Salsinha fresca, picadinha, completa o visual do prato.



Em torradas: Faça torradas com pão italiano. Disponha sobre elas cubinhos de tomates maduros sem sementes, lascas de bottarga e regue com azeite extra virgem e gotas de limão.

by Karime Xavier/Folha Imagem

Numa salada: Lave alguns talos de salsão branco, corte fatias bem finas, disponha em um prato com folhas de alface novinhas em tirinhas e sobre tudo isso muitas lascas de bottarga. Tempere com limão e azeite.
Num patê: desmanche com miolo de pão e temperos.
Num Pesto com uma massa: Corte a bottarga e ponha no pilão, adicione os demais ingredientes e macere.

Prove também com aspargos brancos e crostines... ou para onde sua criatividade te levar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
back to top