sexta-feira, 1 de abril de 2011

Torta de Dobos

Afinal, depois de algumas tentativas suadas, dessa vez criei as minhas tortinhas de Dobos. Achei mais interessante fazê-las menor do que a tradicional de 25cm de diâmetro. A pequeninha ficou uma delícia para comer, sem precisar usar talheres: uma autêntica sweet finger food! 
Depois da experiência, novas idéias para realizar a receita de forma mais prática e decorar da forma que fique mais saborosa...
Percebo que minhas produções estão sempre tendendo para camadas finas, muito finas.



A torta de Dobos (Dobos' torte) é uma torta vienense clássica, de camadas, que foi criada por um padeiro húngaro em 1885. Posteriormente, em 1906, esta receita foi recriada por József Dobos, padeiro oficial do imperador de Habsburg.
Em Budapeste, capital da Hungria, existe um museu chamado Dobos Gastronomy, lugar de divertimento onde se aprende as técnicas de József Dobos.
A receita que posto a seguir veio através de minha mãe, que estava com saudades da Krokant Torte, ou Dobos Torte como ela e suas amigas do Kränzchen (grupo de amigas que se reune todas as semanas para um café) se referem em alemão. 

INGREDIENTES
6 ovos
250g de açúcar
125g de trigo

RECHEIO
2 ovos
200g de chocolate meio amargo
100g de açúcar
125g de manteiga à temperatura ambiente

COBERTURA
1 xícara de açúcar
1 colher de água

PREPARO
MASSA:
Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras até firmarem, junte metade do açúcar e bata bem. Bata as gemas com a outra metade de açúcar até formar uma gemada bem branquinha e cremosa. Misture delicadamente as claras à gemada.
Peneire a farinha de trigo sobre esta mistura, e mexa com um fouet delicadamente até incorporar bem.
ASSANDO A MASSA:
Inverta uma fôrma de 25cm de diâmetro, unte a face externa do fundo, fixe sobre esse fundo uma folha de papel manteiga ( papel antiaderente Dover é o mais fácil de trabalhar - http://dover-roll.com.br/2009/dover-assa-mais-leve.htm), ainda assim unte este também com manteiga, polvilhe com farinha de trigo, tire o excesso. Com uma espátula, espalhe uma camada fina sobre a superfície preparada. Asse no centro do forno por 7 a 10 minutos ou até que as bordas e a parte de cima da massa estejam douradas. Desenforme imediatamente e coloque sobre uma grade, retire o papel e deixe esfriar. Repita o procedimento até terminar a massa. Rende 7 a 9  discos de massa. Se couber em seu forno mais que uma forma, aproveite e já vá assando mais massas juntas.
RECHEIO:
Bata as claras, junte o açúcar, quando estiver firme e bem batido coloque as gemas, uma a uma. Bata bem. Leve ao micro-ondas e coloque 30 segundos a cada vez, batendo sempre com um fuet até que a mistura comece a tomar corpo, cuidando muito para não dessorar. Repita a operação umas 3 vezes e já deverá estar bom, dependendo do micro-ondas. Coloque de volta na batedeira para que a mistura esfrie. Nesse meio tempo leve o chocolate a derreter, também no micro-ondas, fazendo pausas para mexer de 30 em 30 segundos. Estando quase tudo derretido, retire, bata bem com uma espátula para que acabe de derreter, só no calorzinho do recipiente. Junte à mistura de ovos e deixe batendo em velocidade baixa até que esfrie. A manteiga deverá estar na mesma temperatura que a mistura de ovos e chocolate para que fique um creme homogêneo. Assim, junte a manteiga aos pedacinhos, batendo até incorporar. Guarde na geladeira até o momento de usar.
COBERTURA:
Escolha o disco de massa mais bonito e coloque sobre uma grade.
Numa panela pequena ou frigideira derreta o açúcar e a água em fogo médio, sem mexer, até o açúcar se dissolver e começar a ficar dourado. Fazendo movimentos circulares com a panela, continue o cozimento até o caramelo ficar no tom desejado e espalhe sobre o disco de massa escolhido. Imediatamente, usando uma espátula untada com manteiga, primeiro espalhe bem o açúcar e depois marque fatias sobre o caramelo, sem cortar o disco de massa, apenas para separar o caramelo. Reserve para cobrir a torta. Cubra as outras camadas de massa também com o caramelo que sobrar.
FINALIZAÇÃO:
Coloque um disco de massa sobre um prato redondo e espalhe um pouco do recheio, formando uma camada de 2 a 3mm de espessura. Cubra com outro disco de massa, coloque mais recheio e continue alternando as camadas. Use o disco caramelizado mais bonito para cobrir. Espalhe o recheio restante na lateral da torta ou use saco de confeitar para decorar. Guarde na geladeira até a hora de servir. Por incrível que pareça, as tortinhas mantiveram certa crocância até 2 dias depois de serem montadas.

Meu marido disse que essa foi a melhor torta que já comeu...rsrsrs...





Bom apetite!





4 comentários:

  1. Oi Edna!!! Poxa, nunca tive coragem de tentar uma Dobos Torte! Adorei a sua e acho que vou criar coragem!hehe

    Sobre o salgadinho do cream cheese, sabe que eu acho que é o que dá o "tchan" no negócio?rs

    um bjo e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que coisa maravilhosa! parabéns pela coragem e pelo sucesso bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Edna, fiquei com água na boca só de ver esta torta linda! Espero que goste do cottage, tem uma receita de torta com ele também no blog. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
back to top