segunda-feira, 16 de novembro de 2009

strudel

para completar o domingo, assei um apfelstrudel, um pequeno para nossa grande família de 3...

Faço os pequenos com 500g de maçãs, além das passas e nozes e manteiga.
O strudel é da receita austríaca, aquela em que a massa é aberta com as mãos até ficar muito fina. Tem uma crocância, alguns acham que é massa folhada, mas é folheada à mão... depois de muito bem aberta... Minha Omama dizia que deve-se conseguir ler o jornal através da massa. Acredita que faço esse teste com o jornal embaixo de um plástico para ver se a espessura está uniforme e de acordo? hehehehe, adoro fazer 'comme il faut'...
Testei strudels com a massa filo portuguesa, aquela dos maravilhosos pastéis de Santa Clara, mas voltei para nossa receita de família porque ela tem uma textura mais adequada para strudels em geral. A massa filo é até um pouco mais fácil de abrir e preparar.
Produzo também strudels maiores, com 1 kg de maçãs. Rende cerca de 8 ou 9 fatias, depende como forem cortadas. 8 pessoas comem a sobremesa, que deve ser servida quentinha, acompanhada de chantilly ou de uma bola de sorvete de nata, baunilha ou creme.
Algumas pessoas adoram o strudel de banana, que também é uma delícia. Mas a preferência em geral é sempre pelo de maçã, isso conheço desde os tempos de Frohsinn de Blumenau, nosso querido restaurante que vendemos em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
back to top