domingo, 19 de setembro de 2010

Tarteletes de creme com morangos para a Juliana

Juliana e eu nos conhecemos em pleno curso de renovação da habilitação. Preparei essas tortinhas no domingo para a sobremesa do almoço da família dela:


Receita comum, o segredo está em servir bem fresquinha, massa nem muito grossa nem muito fina, para dar a crocância deliciosa: uma massa sucré, um creme belga, moranguinhos higienizados e fatiados, finalização com gelatina de morangos para dar brilho, cor e sabor.
MASSA SUCRÉ
250g de farinha de trigo
pitada de sal opcional (para saborizar)
120g de açúcar
4 gemas
140g de manteiga
PREPARO
Bata a manteiga até a consistência de pomada, peneire o açúcar sobre ela e branqueie com um fouet. Incorpore a gemas de uma a uma, peneire a farinha de trigo sobre a manteiga com açúcar. Una os ingredientes com um espátula, vire a preparação sobre uma mesa de trabalho, trabalhe-a com a palma das mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Envolva a massa num filme plástico, leve-a para geladeira por 1 hora antes de utilizar. Forre forminhas de tarteletes, fure ligeiramente, volte à geladeira por mais uma hora. Coloque papel manteiga sobre a massa e recheie com algum tipo de feijão que tenha à mão para fazer peso. Asse em forno a 175°C por cerca de 20 minutos, retire o papel com feijão e acabe de dourar por mais uns 20 minutos.

CREME BELGA
1 lata de leite condensado
1 medida e meia(usando a lata) de leite
1 colher de sopa bem cheia de maizena
4 gemas
1 colher de cafezinho de essência de baunilha
1 lata de creme de leite
PREPARO
Ferva 1 medida de leite com o leite condensado. À parte misture a meia medida de leite com a maizena e as gemas.
Fervendo os leites, misture-os com o leite frio, maizena e gemas.
Volte ao fogo e sempre mexendo deixe que a mistura ferva, dê uma mexidinha mais e retire do fogo. Tempere com baunilha. Cubra com filme plástico para que não forme película até que esfrie.
Incorpore o creme de leite.

GELATINA DE MORANGOS
1 caixinha de gelatina de morangos
Prepare-a de acordo com as instruções da caixinha, 250ml de água quente, derreter o pó, juntar 250ml de água gelada e leve à geladeira para que adquira alguma consistência. Mexa bem com um garfo antes de utilizá-la.

MONTAGEM
Coloque uma colherada de creme belga sobre a massa assada e em temperatura ambiente, encha de moranguinhos fatiados, cubra com uma colherada de gelatina e bom apetite!
Receita simples, o segredo está em servir bem fresquinha, massa nem muito grossa nem muito fina, para dar a crocância deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
back to top