segunda-feira, 18 de abril de 2011

Torta Dobos 2



Contemporâneo do francês Auguste Escofier, Josef Dobos tornou-se igualmente famoso fora da sua terra natal, Hungria. Membro de uma família de chefs, nascido em 1847, Dobos ganhou fama especialmente por causa do extravagante bolo em camadas que criou em 1887.
Os gourmets ficaram de queixo caído diante das cinco ou mais camadas finíssimas - cada uma assada individualmente - de pão-de-ló, separadas por um rico creme de manteiga com chocolate e cobertas por uma camada de caramelo crocante. A torta Dobos virou uma sensação imediata e graças a sua aparição na Exposição do Milênio, em 1896, transformou-se em uma instituição húngara.
Dobos projetou uma embalagem suficientemente robusta para poder enviar para o estrangeiro sua obra-prima. Com a fama, diversas imitações surgiram e Dobos decidiu então doar a receita para a Associação dos Confeiteiros e Fabricantes de Pão de Mel de Budapeste. Em 1962 os chefs confeiteiros da Hungria celebraram o aniversário dessa criação com uma torta Dobos tamanho gigante a desfilar pelas ruas de Budapeste. (fonte: Mil e uma comidas para comer antes de morrer - Frances Case e outros 53 colaboradores.Rio de Janeiro:Sextante, 2009.)


Dessa vez produzi uma Dobos tamanho normal, 26 cm de diâmetro, encomenda para o almoço de bodas de ouro da Ulla e Carlos:



um estudo em seguida para uma rosa de marzipã dourada,


e afinal a torta com a rosa dourada para representar os 50 anos de casados:


um beijo a eles e tim-tim pela data!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
back to top