terça-feira, 14 de junho de 2011

É tempo de Ovas de Tainha! Quem vai querer Bottarga? Estou produzindo sob encomendas!




Ah, fiz no domingo retrasado tainha em filés no almoço em casa... você já experimentou uma tainha feita só no filé, sem a espinha, com pele e pode até ter escamas, não vai importar? É um filé branquinho, suculento, macio... muuito saboroso:  e a casa não vai ficar cheirando a tainha como quando se faz ela recheada no forno.
E fiz no forno, sobre uma cama de sal grosso. Temperos? Coloquei no almofariz pimenta jalapeño, salsinha, cebolinha, coentro, mostarda, alho raladinho, pimenta-do-reino, azeite de oliva temperado e um tiquinho de sal grosso. Bem amassadinhos, coloquei esses temperos com suco de limão caipira sobre a carne dos filés, pele voltada para baixo, sobre a cama de sal grosso. O sal grosso parece que absorve a gordura que vai derretendo e a mantém ali, sem dar o cheiro.
Ficou uma delícia, nada enjoativo ou pesado. Poderia comer a tainha dessa forma muito seguidamente.
Comprei ela fresquinha, com a ova. Escolhi uma tainha maiorzinha, com cerca de 1,800kg quando suja. E o que fazer com essa ova maravilhosa? Bottarga!
Degustamos ontem essa delícia, esse caviar brasileiro, sobre um pão francês fresquinho, quentinho, com manteiga... Não poderia ter ficado melhor! Experimente, aceito encomendas! Ligue: 9944-9556.


 

5 comentários:

  1. Olá, Edna!! Como vocÊ está?
    Hun, fiquei aqui salivando, eu amooo peixe!
    Acho que poderia comer todos os dias que não teria problemas.
    Assadinho é maravilhoso! O tempero parece ótimo!
    Nhaum, nhaum , deu fominha agora, serei obrigada a providenciar uma coisinha pra comer antes de
    ir dormir .
    Por falar em dormir, seu último post ainda não saiu da minha cabeça rsrsrs.
    Aiaiai o pecado da gula =D...Mas, comer e apreciar esse entre tantos prazeres dessa vida é divino não é mesmo?
    Um ótimo dia pra você! Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, aí deve ser o paraíso para se achar peixes! Mas deve ser muuuuuito caro! Chocolate é muito tentador, não é? Obrigada pela visita! bjos e bom fim de semana! Nossa amanhã já é sexta...

    ResponderExcluir
  3. Edna,
    Gostei de encontrar teu blog! Sou de Curitiba e tenho casa em Cabeçudas, aí pertinho. Amo ovas de tainha e aqui a gente seca ela no sol (sol, que sol?), depois rala, mistura com creme de leite ou nata e vira um patê esplêndido!
    Conheça o meu blog, acho que vai gostar:
    www.arteamiga.wordpress.com
    Bom domingo,

    ResponderExcluir
  4. Oi Edna! que maravilha esta ova de tainha, meu marido se souber vai ficar enlouquecido...rsrsrsr...vou comentar com ele e qualquer coisa te ligo. Bjs ...finalmente voltei a deixar comentários, estava com problemas técnicos no Blogger...

    ResponderExcluir
  5. Oi Jô, esse patê deve ficar deliciosoa... a gente usa mais comer mesmo em cima de uma torradinha, fatiada... dá um bom tira-gosto! Te visito em breve! bjos
    Cláudia, que bom ter vc de volta! Ah, o teu marido tb gosta das ovas... são uma delícia mesmo! só a gente tem de comer de pouquinho para não exagerar! beijos querida, boa semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
back to top