quinta-feira, 21 de julho de 2011

Queijo Cottage Caseiro - Homemade cottage cheese

fonte: blogger

Aqui em casa gostamos muito de queijo cottage. Implicando um pouco com o sabor industrializado daqueles de supermercado, as vezes esses danadinhos somem das gôndolas -  além do preço alto -  e sendo apreciadora de alimentos saudáveis, sem químicos, descobri o cottage caseiro um dia no blog da Chris. Inspirada, fiz mais e mais pesquisas e cheguei no David Lebovitz, e rapidinho comprei o único coagulante líquido que encontrei por aqui: enzima quimosina para fabricação de queijos.
Arrisquei e adorei o resultado. Devoramos a primeira produção rapidinho e quem experimenta também vira fã. Ainda gostaria que meu cottage ficasse com os grumos um pouco maiores... contatei um fornecedor de fermento para cottage, vamos ver qual o resultado desse e volto a postar por aqui se tiver novidades.

Queijo Cottage
Lembre que você irá manipular laticínios e que todos os utensílios devem ser muito bem higienizados antes de iniciar. Álcool 70% é indicadíssimo, espirre e deixe agir; depois de um tempo seque com pano muito limpo.
1 litro de leite integral de pacote 4 gotas de coalho líquido      2 colheres de buttermilk, soro de leite coalhado ou soro de iogurte ½ colher de chá de sal 2 colheres de sopa de creme de leite fresco1 termômetro de leite1 panela de aço1 escorredor de massa (de aço, de preferência)1 bowl maior que o escorredor1 placa difusora de calor
Aqueça o leite muito lentamente em uma panela de aço inox de tamanho médio a grande. Use o menor calor possível e, se você tiver, proteja o fundo da panela com uma placa difusora de calor para ajudar

 



Usando o termômetro de leite (a temperatura a ser medida será baixa, então seu termômetro de vidro de casa bem higienizado com álcool 70%  poderá servir) e aqueça até o leite  atingir 29,5 ° C.

fonte: blogger


Desligue o fogo e misture o coalho diluído em um pouco de soro de coalhada ou iogurte. Mexa delicadamente por 2 minutos. Cubra a panela com um pano limpo coloque a tampa. Deixe descansar em temperatura ambiente por 4 horas. Coloque dentro do forno previamente aquecido a 50°C e desligado -  se o tempo estiver muito frio. 
Após 4 horas pelo menos, a mistura deverá estar  jelificada. 




fonte: David Lebovitz
Com uma faca comprida corte a mistura na diagonal 5 ou 6 vezes, e depois faça o mesmo na direção oposta.
fonte: blogger - o meu parece que ficou mais firme...

Polvilhe o sal, em seguida, volte a panela ao fogo com a placa difusora novamente e num fogo muito baixo e cozinhe, mexendo delicadamente, até que a coalhada separado do soro de leite. Levará apenas alguns minutos.
Não cozinhe demais pois o seu queijo cottage poderá ficar firme além do que você gostaria. 


Abra uma fralda de tecido ou uma toalha de linho ou etamine sobre um escorredor de macarrão redondo, sobre um bowl para onde poderá escorrer o soro. 

fonte: David Lebovitz


Derrame essa mistura no pano e mexa delicadamente para drenar o soro do leite. 

fonte: David Lebovitz


Dobre as pontas da fralda ou faça uma trouxa (mantendo a tigela por baixo) e leve-as à geladeira. Deixe escorrer por cerca de uma hora ou mais, mexendo uma ou duas vezes. As vezes deixo escorrer uma noite, dentro dentro da geladeira não haverá problemas.Coloque uma colher desse cottage então em uma tigela, misture o creme de leite fresco e o soro, acrescente ao queijo.

fonte: blogger


 Experimente e adicione mais sal se necessário. Acondicione preferencialmente num vidro e bom proveito!

5 comentários:

  1. Huuuuuum.
    Pode ter certeza, eu vou fazer... mas eu sou um desastre na cozinha, não sei se vai sair com essa cara bonita...
    Gostei daqui!

    Se poder visitar o meu blog, ficaria agradecido... (paulobouvier.blogspot.com) Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    Amei o seu cantinho!
    Essa receita de cottage parece ser realmente especial. Vou tentar fazê-la e depois te conto.
    Beijos
    Teddy

    ResponderExcluir
  3. visitei seus espaços e gostei muito! abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Edna!lembrei do meu tempo de criança, minha mãe fazia sempre...saudades bjs

    ResponderExcluir
  5. Edna, que cara boa!Adoro cottage!
    Acabo de voltar de uma viagem linda, dá uma olhada no blog.
    BJô

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
back to top